O objetivo do projeto foi criar o logo do livro e a identidade visual da campanha de financiamento coletivo realizada pela plataforma Catarse que seria divulgada em suas redes sociais. A obra narra a vida de uma adolescente em meio às descobertas e transformações da adolescência. O desafio central foi traduzir essa narrativa para um visual que capturasse a essência emocional e estética da época, com forte apelo à cultura teen dos anos 2000.
Como referência principal, foi escolhida a estética da revista Capricho, ícone visual daquela década. A partir disso, o logotipo do livro foi desenvolvido com um gradiente avermelhado que remete diretamente à identidade do livro e, assim como na revista, evoca nostalgia e conexão imediata com o público-alvo: jovens ou adultos que se identificam com a época e/ou foram adolescentes nos anos 2000.
Para a campanha, a escolha tipográfica buscou representar a linguagem afetiva e caótica do universo teen. Foram utilizadas fontes que simulassem recortes de letras de revistas, criando um efeito visual que mistura rebeldia, ironia e estilo DIY (faça você mesmo), muito presente nas colagens e diários daquela geração e, também, outras fontes caligráficas que remetessem anotações em cadernos de escola. A paleta de cores buscou tons degradês tanto para o logo quanto para os elementos gráficos, muito vistos na década de 20 - brincando bastante com tons vistos como "femininos" naquela época (roxo e rosa).
Back to Top